Mídia Total - Site para Ouvir Músicas

Top 30 Músicas Sertanejas (2016)


Ouça as 30 músicas sertanejas mais tocadas em 2016 nas rádios brasileiras e na internet, com as duplas e cantores de maior sucesso do gênero - Ranking atualizado com frequência.
Como Ouvir as Músicas?
Para ouvir as Top 30 Músicas Sertanejas postadas aqui no ranking do Mídia Total basta clicar no link da canção escolhida e ser direcionado para sua página individual. Atualizamos as faixas e posições quase todas as semanas.
Parada Sertaneja
O sertanejo, que atualmente é o ritmo nacional que toca com maior frequência nas rádios, aparece com maior destaque nos sites de músicas, como no ranking do Top 10 Mais, e gera o maior número de vídeos com milhões de visualizações no You Tube aqui no Brasil, certamente merece sua parada própria e é isso que fizemos.
Versatilidade do Gênero
O sucesso do gênero sertanejo pode ser explicado pela sua versatilidade. Hoje podemos dividi-lo em vários estilos e segmentos próprios, entre eles o universitário, romântico, sofrência, arrocha, modão, raiz, ostentação, funknejo, entre outros.
Destaques no Ranking
As duplas Jorge e Mateus, Henrique e Juliano e Marcos e Belutti, assim como os cantores Gusttavo Lima e Luan Santana, são os artistas que mais apareceram nas mais altas posições desde que o ranking foi criado. As canções 'Domingo de Manhã', 'Até Você Voltar', 'Aquele 1%' e 'Sosseguei' são algumas das que passaram bastante tempo nas primeiras colocações.
Presença Feminina em Alta
Desde 2015, quando surgiu o grande fenômeno Marília Mendonça, as mulheres vem aparecendo constantemente na Parada de Hits Sertanejos do Mídia Total. Em 2016, com a ascensão da dupla Maiara e Maraisa e da cantora Naiara Azevedo, essas ganharam ainda mais relevância e influência no mercado musical. Sucessos como "Infiel", "Medo Bobo" e "50 Reais" invadiram as cinco regiões do país e caíram no gosto popular.
Top 10 Sertanejo do Mídia Total
Aqui no Mídia Total as músicas sertanejas que bateram recordes de acessos em números absolutos de visualizações e formam nosso Top 10 de todos os tempos são as seguintes (dados até 12 de novembro de 2016):

1º - Até Você Voltar - Henrique e Juliano - 65 mil
2º - Um Ser Amor - Paula Fernandes (Tema de Bruno e Paloma em Amor à Vida) - 53 mil
3º - Cuida Bem Dela - Henrique e Juliano - 52 mil
4º - Diz Pra Mim - Gusttavo Lima (Versão Just Give Me A Reason) - 49 mil
5º - Cha Lá Lá - Léo Magalhães (Trilha de Cheias de Charme) - 47 mil
6º - Nocaute - Jorge e Mateus - 46 mil
7º - Os Anjos Cantam - Jorge e Mateus - 42 mil
8º - Domingo de Manhã - Marcos e Belutti - 36 mil
9º - Sosseguei - Jorge e Mateus - 31 mil
10 - Medo Bobo - Maiara e Maraisa - 29 mil

Percebe-se que Jorge e Mateus com três faixas no Top 10, e Henrique e Juliano, com o primeiro e o terceiro lugares dominam a lista. A inclusão de 'Um Ser Amor' como tema do casal protagonista da novela Amor à Vida fez com que o sucesso de Paula Fernandes alcançasse a segunda posição, já Gusttavo Lima com sua ótima versão do sucesso da cantora Pink também mereceu seu quarto lugar em visualizações.

Estatísticas e Curiosidades da Parada Sertaneja

Primeiro Número 1
Criada em 2013, a parada de músicas sertanejas do Mídia Total teve como seu primeiro número 1 a música 'Um Ser Amor' de Paula Fernandes, que na época fez grande sucesso como tema nacional de Bruno e Paloma na trilha sonora de Amor à Vida.
Mais Tempo no Topo
A música que passou mais tempo na primeira posição foi 'Os Anjos Cantam' de Jorge e Mateus, a faixa liderou do início de março até meados de julho do ano de 2015, contabilizando a marca de 18 semanas. Logo atrás, a canção que mais se aproximou foi 'Mozão' de Lucas Lucco, que ficou de março a junho de 2014 na primeira posição, chegando a 15 semanas de reinado.
Alugou o Espaço
Se teve uma música que alugou espaço no nosso ranking, essa foi 'Diz Pra Mim' de Gusttavo Lima. A faixa bateu recorde de permanência no nosso Top 30, entre os meses de junho de 2013 e março de 2015, contabilizando quase dois anos entre as sertanejas mais tocadas. Nesse período a mesma só alcançou o primeiro lugar em setembro de 2013, mas passou muito tempo na 2ª colocação, de outubro de 2013 a junho de 2014. Depois daí as posições foram caindo, mas a faixa permaneceu firme até a sua saída. O fato de ser uma versão de um hit internacional de sucesso ajudou nesse feito.
Reinado de Henrique e Juliano
Na segunda semana de setembro de 2014, quando desbancaram o grande hit 'Domingo de Manhã' de Marcos e Belutti, Henrique e Juliano começavam seu reinado no nosso Top 30. A música 'Até Você Voltar', o primeiro sucesso da carreira da dupla, permaneceu no topo até dezembro, quando a faixa 'Cuida Bem Dela', também dos meninos, assumiu a primeira posição, para só sair de lá em março de 2015. Foram ao todo sete meses de soberania.
Nocaute
É chato ficar na 2ª posição quando se tem potencial para ser primeiro. A faixa 'Nocaute' de Jorge e Mateus que o diga. Enfrentando os grandes hits de Henrique e Juliano na época, ela não conseguiu chegar ao número 1. Mas isso não foi motivo para abatimento, pois logo depois a dupla ganhou o prêmio de consolação ao emplacar o recorde de semanas no primeiro lugar com uma mesma canção. O feito foi alcançado com 'Os Anjos Cantam', como já informamos.
Apenas Um
Que Luan Santana é um fenômeno da música sertaneja, disso não há dúvida. No entanto, parece que aqui no Mídia Total a história não é bem assim. Isso se deve ao fato de única faixa do cantor a chegar no topo do nosso ranking ter sido 'Escreve Aí', que embalado pela inclusão na trilha sonora de I Love Paraisópolis, ganhou grande repercussão nacional. O som foi líder da metade de julho ao início de outubro de 2015, sendo superado pelo grande hit 'Aquele 1%' de Marcos e Belutti.
Pódio Feminino
Já falamos acima do destaque que as mulheres do sertanejo vem fazendo a partir de 2015, mas um fato inédito aconteceu na Parada Sertaneja do Mídia Total, tendo início no dia 23 de setembro de 2016. Até esse dia 'Medo Bobo' e '50 Reais' ocupavam nossos 1º e 2º lugares, respectivamente, mas o sucesso 'Eu Sei de Cor' de Marília Mendonça tomou o 2º lugar e derrubou a faixa de Naiara Azevedo para 3º. Isso fez com as três primeiras posições fossem ocupadas por mulheres, num pódio completamente impensável pouco tempo atrás.
Figurões
Algumas duplas de sucesso da música sertaneja tiverem seu auge em tempos passados, antes do surgimento da nossa lista em 2013. Das duplas mais antigas, apenas Victor e Leo conseguiu emplacar um hit no número 1 da nossa parada, foi 'Na Linha do Tempo' que liderou entre outubro e dezembro de 2013. Outros figurões como Zezé De Camargo e Luciano e Bruno e Marrone conseguiram seus melhores desempenhos com as faixas 'Quero Flores em Vida' e 'Isso Cê Nunca Conta', respectivamente, ambas chegaram a 7ª posição, a primeira em outubro de 2014 e a segunda nos meses finais de 2015.
Em Memória
O cantor Cristiano Araújo, fenômeno da música sertaneja, faleceu no auge de sua carreira em junho de 2015. Mas antes de partir desse mundo, ele contabilizou várias faixas de sucesso no nosso Top 30. Sua melhor colocação foi um 3º lugar com 'Cê Que Sabe' em agosto de 2014. Outras canções de Cristiano também fizeram parte de nossa lista, foram os casos de 'Maus Bocados', 'Caso Indefinido' e 'É Com Ela Que Eu Estou'.
Dose Dupla
Algumas canções conseguiram alcançar ao mesmo tempo a primeira colocação das músicas sertanejas mais tocadas e da parada principal do Mídia Total, as 30 músicas do momento. Esse fato não é raro de acontecer, principalmente devido o sucesso do gênero sertanejo no Brasil. As faixas que atingiram esse feito foram as seguintes:

Até Você Voltar - Henrique e Juliano
Os Anjos Cantam - Jorge e Mateus
Aquele 1% - Marcos e Belutti part. Wesley Safadão
Que Sorte a Nossa - Mateus e Kauan
Sosseguei - Jorge e Mateus
O Nosso Santo Bateu - Mateus e Kauan
Medo Bobo - Maiara e Maraisa
Eu Sei De Cor - Marília Mendonça

Músicas que vale a pena lembrar
Mesmo não tendo atingido o topo da nossa parada, algumas canções sertanejas merecem ser mencionadas pelo que representam, pelo artista que as canta ou pela repercussão que tiveram. Talvez elas não tenham encontrado a melhor época ou concorrentes para aparecer, mas sem dúvida serão lembradas por vocês. Confiram algumas faixas e as posições que elas alcançaram (essa relação será atualizada constantemente).

Te Esperando
Uma das maiores baladas românticas da carreira de Luan Santana, que ultrapassou a marca de mais de 80 milhões de visualizações no You Tube, 'Te Esperando' se destacou por contar a história de um amor que duraria mesmo com a passagem do tempo. Aqui na parada sertaneja sua melhor colocação foi um 5º lugar em Junho de 2013.
Deserto
Talvez o maior hit da carreira da dupla Thaeme e Thiago, lançado ainda na sua primeira formação, 'Deserto' foi uma das canções sertanejas que tiveram um dos clipes mais bonitos lançados por artistas do gênero até agora. Por aqui a faixa chegou ao 8º lugar em Julho de 2013.
Fui Fiel
Regravação de Gusttavo Lima para um sucesso do cantor Pablo, que na época ainda estava restrito a repercussão local no estado da Bahia, 'Fui Fiel' tornou-se um dos maiores hits da carreira do cantor sertanejo. Numa mistura diferente de brega e arrocha, o som invadiu o Brasil e alcançou o 3º lugar da nossa lista em setembro de 2013.
Logo Eu
Grande sucesso da dupla Jorge e Mateus, 'Logo Eu' invadiu as rádios brasileiras na metade final de 2013 e início de 2014. Com seu ritmo bastante animado e refrão fácil de cantar, a faixa alcançou sua melhor colocação em setembro de 2013, um 2ª lugar.
Jeito Carinhoso
Primeiro sucesso da carreira de Jads e Jadson, 'Jeito Carinhoso' tornou a dupla conhecida em todo o Brasil. Numa voz que inovou o mercado do gênero, com um estilo mais grave que o habitual de Jadson ao cantar, o público viu a novidade e apreciou uma ótima canção, acima de tudo. No ranking sertanejo do Mídia Total a canção alcançou sua melhor colocação com um 8º lugar em outubro de 2013.
Amor Pra Recomeçar
Quem disse que uma versão de uma dupla sertaneja não poderia ficar tão boa quanto uma faixa original do rock nacional, se enganou. Jorge e Mateus fizeram um ótimo trabalho com sua releitura de 'Amor Pra Recomeçar' e não provocaram a ira os fãs de Frejat. Na nossa parada o som, que fez parte do DVD gravado pela dupla em Londres, alcançou a 4ª posição em janeiro de 2014.
Gaveta
Lançada em 2013 por Fernando e Sorocaba, a faixa 'Gaveta' foi o melhor desempenho da dupla na nossa parada sertaneja, com o pico de 5º lugar em janeiro de 2014. Contando com um clipe em que a dupla fica a deriva no mar em cima de uma balsa feita de varas de madeira, o som destacou-se pelo seu romantismo e pelo seu refrão grudento.
Calma
Faixa que trouxe uma introdução melódica diferente da adotada por Jorge e Mateus na maioria de suas canções, 'Calma' parecia mais um brega que propriamente sertanejo. E foi esse diferencial que fez da mesma um grande sucesso, tendo alcançado o 2º lugar na nossa parada em agosto de 2014.
Recaídas
Primeira música conhecida de Henrique e Juliano, antes de estourarem com os hits 'Até Você Voltar' e 'Cuida Bem Dela', 'Recaídas' não deve nada a essas em relação a qualidade musical. E é por esta aprovação da crítica e dos ouvintes que a faixa merece ser lembrada, mesmo tendo alcançado apenas a mediana 19ª posição em julho de 2014 como seu melhor resultado por aqui.
Sorte É Ter Você
Balada romântica da dupla João Bosco e Vinícius, 'Sorte É Ter Você' é um canção que fez muito sucesso no ano de 2014. Com um acompanhamento de violão bem desenvolvido e trazendo uma progressão bem trabalhada até o ápice, que acontece no refrão, o som foi um dos maiores hits da dupla depois de 'Chora, Me Liga'. Na nossa parada a faixa também rendeu a melhor posição para os meninos até aqui, um 9º lugar em agosto de 2014. 'Indescritível', seu segundo melhor desempenho, chegou perto e conseguiu a 10ª colocação em novembro do mesmo ano.
Destino
Faixa que deu nome a um dos álbuns do cantor Lucas Lucco, 'Destino' foi uma canção sertaneja cheia de romantismo e com um contexto de decepção amorosa. Com um clipe que alcançou mais de 70 milhões de visualizações no You Tube, o som fez muito sucesso e chegou a nossa 6ª posição em setembro de 2014.
Colo
Parceria de Jads e Jadson com a dupla Victor e Leo, 'Colo' foi uma canção sertaneja que alcançou destaque na metade final de 2014. Trazendo um ritmo cadenciado e exalando romantismo, a faixa alcançou a nossa 11ª posição em novembro de 2014.
Porque Homem Não Chora
Faixa que coroou o cantor Pablo com o título de 'Rei da Sofrência', 'Porque Homem Não Chora' invadiu as rádios de todo o Brasil e foi destaque na maioria dos programas de TV que trazem artistas musicais ao palco. Na mistura do arrocha com sertanejo, o hit trouxe o grande sofrimento de um homem abandonado por uma mulher. Mesmo com toda sua repercussão, sua melhor colocação no ranking foi um 5º lugar em janeiro de 2015.
Suíte 14
Hit que deu visibilidade a Henrique e Diego em todo o país, 'Suíte 14' foi uma parceria da dupla com MC Guimê que se destacou por vários quesitos. Com uma mistura eletrônica na melodia e trazendo um refrão potente e pegajoso, falar de uma suíte de motel talvez tenha sido um diferencial para o sucesso. Aqui na nossa parada sertaneja sua melhor colocação foi um 5º lugar em março de 2015.

Indicações
Acompanhe a lista com frequência e fique por dentro das músicas sertanejas mais tocadas em 2016. Não quer saber apenas de sertanejo? Você também pode conferir as músicas mais ouvidas no Brasil na nossa parada geral.
Ouvir Músicas > > Top 30 Músicas Sertanejas (2016)

14:04Torricelli Medeiros
Deixe Seu Comentário