câncer

Câncer de próstata, é melhor prevenir do que remediar

Autor: Bruno Quintais Arruda Data da publicação: 30 marzo, 2021

Toda forma de câncer será uma notícia nada agradável para qualquer um, seja quando ele aparecer em você ou até mesmo em algum familiar. Contudo, algumas formas são menos agressivas e podem ser curadas por completo. Porém, existe uma maior porcentagem de cura quando o problema é detectado no início.

Por essa razão que a partir de uma certa idade, todos os homens deveriam manter uma regularidade no exame de próstata, já que a partir dele é possível identificar qualquer anomalia desde o princípio. Sendo assim, o melhor remédio contra o câncer é a precaução e estar em dia com os exames, com a alimentação e a atividade física.

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata consiste no crescimento de célula anormais na glândula prostática de um homem. A glândula prostática faz parte do sistema reprodutivo masculino e produz um líquido que se mistura com o esperma e outros fluídos durante a ejaculação. Nesse sentido, uma próstata normal possui o tamanho de uma noz .

câncer de próstata

De fato o câncer de próstata é um dos tipos de câncer mais comuns nos homens e a maioria dos tipos desse câncer, crescem lentamente. Ou seja, alguns tipos podem crescer rapidamente, estendendo-se para outras partes do corpo. Em outras palavras, o câncer pode entrar em metástase facilmente e por isso é muito importante acompanhar de perto qualquer alteração nesse órgão.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Frequentemente o câncer de próstata, especialmente na sua primeira etapa, não tem nenhum sintoma. Porém eles começam geralmente a surgir a medida que o câncer se desenvolve. Desse modo, eles podem ser identificados como uma dificuldade para urinar com um fluxo mictório inconsistente.

Também estariam na lista de sintomas o goteio depois de urinar, a necessidade de urinar com uma maior frequência e a dor na hora da micção. Além do mais, no câncer de próstata também é possível identificar sangue no sêmen, dificuldade para manter a ereção e uma considerável perda de peso e apetite.

Quais são as causas?

De acordo com as últimas investigações sobre esse tipo de câncer, a predisposição genética consiste em uma das principais causas para desenvolver essa patologia. Nesse sentido, existem alguns fatores responsáveis que aumentam a probabilidade de manifestar a doença.

novembro azul

Dentre eles estariam a idade avançada embora os homens de qualquer idade poderiam contrair a doença. Logo, os homens afro-americanos também possuem uma maior probabilidade de desenvolver a doença. Por último, além dos fatores genéticos já mencionados, a obesidade também configura um fator de risco e entre os homens obesos a incidência de câncer de próstata é muito maior que na de homens que praticam alguma atividade física.