comprar

Como a moda se relaciona com o consumismo?

Autor: Bruno Quintais Arruda Data da publicação: 2 julio, 2021

Talvez todo entenda indiretamente como funciona a moda na nossa sociedade. Ela dita as regras e diz o que naquele momento funciona como a melhor maneira de se vestir e de consumir. Desse modo, estar fora de moda significa estar a margem de como o mundo se comporta e isso pode ter algumas consequências sociais negativas.

Nesse sentido, existe um tema que está recebendo uma certa visibilidade e é exatamente sobre isso que vamos falar aqui nesse artigo. Assim, o consumismo no mundo da moda se está convertendo em um fenômeno ainda mais preocupante. Em outras palavras, quando o consumo se transforma em uma compulsão ele deixa de ser um simples problema e se transforma em um transtorno.

A estreita relação da moda e do consumismo em um documentário da Netflix

Decerto, o mundo da moda, especialmente no ocidente, mudou de maneira drástica nos últimos anos. Contudo, esse consiste apenas na ponta do iceberg que culmina em um problema de magnitude internacional com consequências econômicas, sociais e ambientais.

shopping

Sendo assim, o visionário documentário “The true cost” ou o Preço real das coisas em português traz a verdadeira realidade por trás do consumismo. Ele foi dirigido pelo incrível direto Andrew Morgan e está disponível na Netflix onde mostra a verdeira realidade do preço do consumismo.

Atualmente, comprar roupa se tornou extremamente acessível mas esse fato tem consequências devastadoras para algumas economias. Ou seja, o consumismo desenfreado promovido pela moda reflete uma realidade letal para muitas famílias ao redor do mundo.

Por que a nossa roupa agora está cada vez mais barata?

Assim, na última década podemos ver um descenso importante no preço das roupas em geral. Em um princípio acreditava-se que era uma das outras consequências da globalização e que em parte tem sentido. Porém, a maioria das empresas de moda terminaram trabalhando com países como China, Bangladesh, Camboja e outros países da zona conhecida como tigre asiático.

consumismo

Em outras palavras, esses países não foram escolhidos por acaso e isso ocorreu devido ao reduzido custo de vida. Consequentemente, resultando também em um baixo custo de produção. Desse modo, dando lugar ao que se conhece hoje em dia como a escravidão moderna, onde as horas de trabalho são praticamente intermináveis por um salário irrisório.

Quais as consequências do consumismo?

As grandes marcas de moda usam uma estratégia econômica bastante consolidada nesses países. Desta maneira, são essas grandes corporações que definem o preço final de produção. Em contrapartida, se uma fábrica não pode assumir o preço de produção, a empresa tem muitas outras opções. Portanto, com a grande competitividade que existe, as fábricas são obrigadas a aceitar o trabalho com os preços estipulados por essas empresas.

Desse modo, as principais consequências dessa cultura consumista patrocinada pela moda e grandes marcas, está vinculada a diversos problemas socioeconômicos. Dessa maneira é possível encontrar com milhões de trabalhadores em uma situação de miséria enquanto as grandes corporações estão triplicando seus benefícios.